Crie seu Flog Brasil grátis | Esqueceu a senha?

Os Maias, Os Astecas e Os Incas

AGO20 Os Maias, Os Astecas e Os Incas
Postada em 20/08/2007 às 18h18.

Hoje iremos falar um pouquinho sobre as três grandes civilizações aqui encontradas na América pré-colombiana.

Os Maias: O povo maia que habitou a região das florestas tropicais da atual Guatemala, Honduras e o do México, vivendo lá por entre os séculos IV e IX. Os maias nunca chegaram a formar um império unificado, onde favoreceu a entrada dos toltecas no século IX e X. As cidades maias eram governadas por estado teocrático, pensavam que o império era representante dos deuses na Terra. A zona urbana era habitada pelos nobres, sacerdotes, chefes militares e administradores do império. Os trabalhadores eram os menos favorecidos e tinham que pagar altos impostos.
A base da economia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Eles comercializam as mercadorias com os países vizinhos e interiores do império.
A arquitetura era muito avançada, onde construíam pirâmides, templos e palácios. o artesanato descatou-se também na fiação de tecidos e o uso de tinta em tecidos e roupas.
Sua religião era politeísta, pois acreditavam em deuses ligados á natureza. Os maias criaram um calendário que tinha 365 fias no ano. Usavam a escrita em forma de símbolos e desenhos, onde registravam acontecimentos, guerras, contagem de impostos e outras coisas. Desenvolveram a matemática, inventando as casas decimais e o valor de zero e eram capazes de resolverem cálculos bem dificies de astronomia.

Os Astecas: Foram um povo guerreiro, habitando a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A Nobreza era formada por sacerdotes e chefes militares. A maior parte da população era formada por camponeses, artesãos e trabalhadores, onde eram obrigados a trabalhar para o imperador em obras públicas. A sociedade asteca chegou a ser formada por 500 cidades cada uma pagando altos impostos. Em 1519, a civilização asteca foi sendo destruída por invasões espanholas. Os espanhóis dominaram, tomaram suas riquezas e escravizaram os astecas.
Os Astecas tinham muitas técnicas agrícolas, onde utilizavam na maioria das vezes para plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau e outros. O cacau era muito importante para esta civilização, pois era utilizado como moedas.
O artesanato destacando-se a confecção de tecidos, os objetos de ouro e prata e artigos de pinturas. A religião era politeísta, onde acreditavam em elementos da natureza, como: Lua, Sol, Chuva e Trovão e uma deusa representa por uma Serpente Emplumada, os astecas acreditavam que com os sacrifícios, os deuses ficariam mais calmos e felizes. O calendário utilizado pelos Astecas foi o dos maias com algumas modificações. Desenvolveram avanços na matemática e na astronomia. O que surpreende na cultura dessa civilização é sua particular cosmo-visão da existência, associada com a filosofia, que tinha sua base na própria imagem do mundo que construíam.


Os Incas: Os Incas viveram na região da Cordilheira dos Andes nos atuais paises Peru, Bolívia, Chile e Equador. O imperador era conhecido como Sapa Inca e era considerado um deus na Terra. A sociedade era hierarquizada e formada por nobres, camada média e classe mais baixa. Essa camada pagava grandes impostos.
Na arquitetura desenvolveram várias construções com grandes blocos de pedras encaixadas. Na agricultura era desenvolvida, onde plantavam em degraus formados nas costas das montanhas, chamada de terraços. Os Incas plantavam feijão, milho e batata. Os Incas construíram canais de irrigação, desviando na água do rio para as aldeias. Na arte destacou-se na qualidade dos objetos de prata e ouro, tecidos e jóias.
A lhama era muito importante para esta civilização, pois é dela que utilizavam como meio de transportes, retiravam a lã, a carne e o leite. A religião tinha como deus O Sol, mas dois animais eram considerados sagrados, o condor e jaguar.
Os Incas criaram o quibo, era um instrumento de contagem feito de cordões coloridos, onde cada cor representa algo. O quibo era utilizado para registraras colheitas, habitantes e impostos, mas os Incas não desenvolveram um sistema de escrita.

Orkut
Aline Cristina Neis

Aline Cristina Neis

23 anos, solteiro(a)
São José / SC

: P

América pré americana
Dezembro
  • Dezembro
  • Novembro
  • Outubro
  • Setembro
  • Agosto
  • Julho
  • Junho
  • Maio
  • Abril
  • Março
  • Fevereiro
  • Janeiro
2014
d s t q q s s
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Exibir calendário